Povo Pankararu [Pankararu People]
Textos de Gabrielli Simões sobre trabalhos de Aislan Pankararu
Sobre a obra ‘Evaporação’
Seus desenhos, como os da série Evaporação, trazem elementos pictóricos das pinturas corporais do povo pankararu que, nas obras de Aislan, ganham a dinamicidade que o título sugere. Para atingir o processo de evaporação, uma das etapas do ciclo da água, e passar do estado líquido ao gasoso, o movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser sempre suficiente para superar a tensão superficial das substâncias. Nos desenhos de Aislan, a superação da tensão se torna o fio condutor da série, marcada pela ideia de libertação através da dissolução dos fragmentos.
Sobre o Trabalho Excitação do barro seco:
Em Excitação do barro seco, elementos das origens do artista também se tornam visíveis. Habitante do sertão pernambucano, o povo Pankararu tem o "terreiro" como um espaço que concentra parte de suas festividades e onde dançam os Praiás (conjunto de saia e máscara de fibras de croá ou ouricuri), utilizadas pelos "Encantados" (figuras centrais de suas cosmologias). Segundo Aislan, os terreiros têm grande importância para manter viva a tradição dos Pankararu. A poeira advinda desses terreiros no qual são celebrados os rituais, também representa cura e proteção". Assim, o barro seco dos terreiros, exaltado pelas danças e rituais de seu povo, se corporifica através do brilho do dourado que salta a partir da tela.